infraestrutura
de transportes

RODOVIAS LOTE 1 – PMI 01/2018

Em abril de 2018, o governo do Estado do Rio de Janeiro publicou o Edital de Chamamento Público para a elaboração de Estudos Técnicos destinados à implementação de Concessão das rodovias estaduais com base no Plano Estratégico de Logística e Cargas do Estado do Rio de Janeiro - PELC/RJ 2045:

I) Eixo Noroeste – RJ-122; RJ-158; RJ-160 e RJ-186; II) Norte – RJ-244.

As empresas foram autorizadas a realizarem os Estudos Técnicos em agosto de 2018 e concluíram em agosto de 2019.

I) do Eixo Noroeste realizados pela Dynatest Engenharia Ltda; II) da RJ-244 realizados o consórcio Porto do Açu, composto pelas empresas Porto do Açu Operações S./A., Concremat Engenharia e Tecnologia S./A. e Sysfer Consultoria e Sistemas Ltda.

Eixo Noroeste

O Projeto consiste na recuperação, ampliação, operação e manutenção de 4 (quatro) rodovias estaduais, com extensão total de 195,6 km, conforme o mapa de situação.

Imagem eixo-noroeste

Norte - RJ-244

O Projeto consiste na implantação, manutenção e operação da rodovia, com 43,0 km, com o objetivo de promover a melhoria da ligação rodoviária entre o Distrito Industrial de São João da Barra e o futuro contorno rodoviário da cidade de Campo de Goytacazes, conforme o mapa de situação

Imagem RJ-244

A modelagem jurídica apresentada nos dois estudos foi concessão comum, com prazo de 25 anos.

A etapa da Consulta Pública foi realizado a partir do dia 25 de março de 2021 até o dia 9 de junho de 2021.

RODOVIAS LOTE 2 – CONTRATO BNDES

Em agosto de 2020, foi assinado o contrato entre ERJ e o BNDES para modelagem de concessão de rodovias fluminenses, tendo sido adjudicado seu objeto ao Consórcio DYNATEST – SYSTRA – MANESCO, liderado por Dynatest Engenharia LTDA., e integrado também por Systra Engenharia e Consultoria Ltda. e Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados.

    O projeto tem 516,1 km de extensão, distribuídos nas seguintes rodovias estaduais:
  • I) no Sul Fluminense, a RJ-127 (Seropédica-Vassouras), a RJ-145 (Barra do Piraí-Rio das Flores, na divisa com Minas) e a RJ-155 (no Médio Paraíba, região do polo metalomecânico até Angra dos Reis);
  • II) no Litoral Norte serão a RJ-106 (pegando a Região dos Lagos, de Niterói a Macaé), a RJ-162 (Rio das Ostras-Casimiro de Abreu) e a RJ-104 (Niterói-Manilha);
  • III) na Região Metropolitana, a RJ-081 (Via Light) permitirá a ligação com a Rodovia Dutra, Linha Vermelha e Avenida Brasil, indo até Madureira, e a RJ-103, chamada de Transbaixada, que será construída, beneficiando os moradores de Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Mesquita e Nilópolis, ligando a Rod. Washington Luiz, Rod. Pres. Dutra e Via Light.
Imagem lote-2

Sistema de Bondes de Santa Teresa

Ampliação, recuperação, operação e manutenção, compreendendo uma linha principal de Bonde desde a estação Carioca até a estação Silvestre, as oficinas e o museu do Bonde, e um ramal ligando o Largo dos Guimarães ao terminal Paula Mattos. Região de alto potencial turístico, ligação com o Trem do Corcovado (Estação Silvestre) e Proximidade de metrô, VLT e aeroporto Santos Dumont.

Em 09 de abril de 2021 foi finalizado o prazo para a apresentação de proposta dos Requerimentos de Autorização do Procedimento de Manifestação de Interesse nº 01/2021. Foram recebidas duas propostas de Requerimento de Autorização:

  • CONSÓRCIO URBANCOM-FERNANDES
  • ITAPEMIRIM GROUP LTDA

Na fase atual, a Comissão de Avaliação dos Requerimentos de Autorização analisará os documentos recebidos para, posterior, submissão ao CGP, a quem cabe a decisão final sobre a Autorização para a Elaboração dos Estudos Técnicos

Governo do Estado do Rio de Janeiro
PALÁCIO GUANABARA

R.PINHEIRO MACHADO, S/Nº
LARANJEIRAS, RIO DE JANEIRO - RJ
CEP 22231-901

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